quinta-feira, 29 de março de 2012

As 5 provas da existência de Deus - Por Santo Tomás de Aquino


Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são:


1°- O "primeiro motor imóvel": 
O movimento existe, é evidente aos nossos sentidos. Ora, tudo aquilo que se move é movido por outra força, ou motor. Não é lógico que haja um motor, outro e outro, e assim indefinidamente; há de haver uma origem primeira do fenômeno do movimento, um motor que move sem ser movido, que seria Deus.

2°- A "causa primeira": 
Toda causa é efeito de outra, mas é necessário que haja uma primeira, causa não causada, que seria Deus.

3°- O "ser necessário":
Todos os seres são finitos e contingentes ("são e deixam de ser"). Se tudo fosse assim, todos os seres deixariam de ser e, em determinado momento, nada existiria. Isto é absurdo; logo, a existência dos seres contingentes implica o ser necessário, ou Deus.

4°- O "ser perfeitíssimo":
Os seres finitos realizam todos determinados graus de perfeição, mas nenhum é a perfeição absoluta; logo, há um ser sumamente perfeito, causa de todas as perfeições, que seria Deus.

5°- A "inteligência ordenadora":
Todos os seres tendem para uma finalidade, não em virtude do acaso, mas segundo uma inteligência que os dirige. Logo, há um ser inteligente que ordena a natureza e a encaminha para seu fim; esse ser inteligente seria Deus.


PAX CHRISTI


Diogo Pitta

Fonte: http://coracaocristao.blogspot.com.br/2011/01/as-5-provas-da-existencia-de-deus-por.html

4 comentários:

  1. Prezados,
    Somatório de sandices,
    Joao

    ResponderExcluir
  2. Se existe evolução, gostaria que me mostrasse alguma espécie em fase evolutiva, principalmente referindo-se ao Homem!

    ResponderExcluir
  3. Esses argumentos são emocionais, pois quando se pergunta: se Deus criou tudo quem criou Deus? Talvez jamais vamos ter a prova do bigbang, mas para explicar a origem do universo não é necessário criar seres imaginários. Tanto a teoria da evolução como a genética evolutiva já provaram que nada foi criado.

    ResponderExcluir
  4. O ser humano (que não discerne seu próprio espirito) somente produz perguntas humanas e obtêm respostas humanas.
    O ser humano espiritual tem as respostas dentro do seu espirito para perguntas que sequer tem a capacidade de formular, simples assim.
    As respostas e perguntas humanas duram muito pouco, 100 anos? pouco mais?
    Mas os seres humanos espiritualizados não possuem somente a vida terrena para aprender, por isso se colocam na posição de alunos e espectadores de um mestre muito superior à sua própria insignificância, bem ao contrário dos seres que se julgam capazes e dignos de entender a mente de Deus por meio de QIs.
    Se não podem explicar a morte querem explicar a vida?
    Daniel www.ageas.com.br

    ResponderExcluir